Pesquisa:
Observatório Documentos Obras Noticias Galeria Contactos
Selo de Qualidade Exemplar da Água 2014

Imagem Activa

Caro Munícipe,

Na qualidade de entidade gestora de abastecimento de água premiada, a Câmara Municipal do Barreiro volta a congratular-se com a atribuição deste Selo.

De acordo com a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos do Município, "este Selo é o reconhecimento de um longo trabalho feito pela Autarquia do Barreiro nas matérias de distribuição/abastecimento de água às populações". Para a Autarca, que vê este Selo ser entregue ao Município pelo segundo ano consecutivo, trata-se de "um esforço diário de dezenas de trabalhadores na manutenção deste serviço, com a qualidade e a excelência que o Barreiro merece".

Sendo este um "importante passo no que respeita à defesa da Água Pública" Sofia Martins afirma que o Barreiro está de Parabéns, a Autarquia está de Parabéns e "principalmente, os trabalhadores do Município, estão de Parabéns".

Atribuídos pelo segundo ano consecutivo, os selos de "Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano" distinguiram as entidades gestoras que asseguraram o cumprimento de critérios mais exigentes do que a legislação setorial, designadamente, a realização da totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado, uma percentagem igual ou acima de 99 por cento no cumprimento dos valores paramétricos de bactérias coliformes e E. coli e de cem por cento dos valores paramétricos de cheiro e sabor. É ainda exigido às entidades gestoras que apresentem um valor igual ou superior a 50 por cento no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial calculado pelo regulador.

Refira-se que os 'Prémios' e 'Selos' de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos resultam de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o jornal Água&Ambiente. Esta iniciativa conta, igualmente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Os operadores a quem é atribuído um selo de qualidade, recebem um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional.

Identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos é, de acordo com os organizadores, o principal objetivo desta iniciativa.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >