Pesquisa:
Observatório Documentos Obras Noticias Galeria Contactos
Apresentação da Matriz da Água do Barreiro

Imagem Activa

Com o objectivo de fazer uma boa gestão da água no Barreiro, assegurando não só a Vida, como o desenvolvimento sustentável do Município, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) elaborou a Matriz da Água do Barreiro apresentada no dia 22 de Março, dia Mundial da Água, no Auditório Municipal Augusto Cabrita. A Matriz será uma das bases para a definição da estratégia de intervenção e da prioridade das acções que conduzam a uma gestão mais eficiente.

Simples, mas simbólica, foi como o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, acaracterizou a iniciativa de apresentação da Matriz, acrescentando que esta se insere num conjunto de acções a decorrer sobre a Água, designadamente um ciclo de encontros e colóquios subordinados à temática «A Água na Região de Setúbal 2011» promovido pela Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal - AIA, com o apoio da CMB.

Partindo do princípio Água Única - Património da Humanidade - o Autarca mencionou um conjunto de estratégias com vista ao planeamento do futuro das águas, do saneamento e das questões dos resíduos. Esta Matriz é, para o Presidente, "mais um passo de um caminho que nunca está completo, é um caminho que se vai fazendo".

Através de projecção, Rui Teixeira, Técnico da CMB, apresentou a Matriz da Água que tem como principal objectivo descrever os dados disponíveis sobre os fluxos de água que entram e saem do Concelho, desagregando, sempre que possível, por tipo de utilizador e tipo de utilização.

Graças à sua interpretação, será possível definir a prioridade das acções que conduzam a uma gestão mais eficiente da água, antecipando os respectivos impactos, contribuindo para melhorar o desempenho energético e ambiental do Concelho do Barreiro.

O documento indica 2009, como o ano de referência uma vez que foi elaborado recentemente o Plano Geral de Águas e Saneamento (PGAS) do Concelho, que veio apresentar diversos elementos estratégicos para o sector. Refira-se que o PGAS faz o diagnóstico da situação existente e a proposta de medidas e soluções técnicas importantes do ponto de vista económico, de forma a garantir um serviço ambientalmente mais sustentado ao longo de 20 anos (como está definido no Plano).

Segundo a Matriz, em 2009, a CMB captou através das suas 11 captações subterrâneas cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água que depois de tratada foi introduzida na rede de abastecimento do Município. Nesse período registou-se um consumo facturado de quase 5 milhões de metros cúbicos, nos cerca de 42 mil contadores instalados no Concelho e onde se inclui a água fornecida ao Concelho de Palmela.

Rui teixeira apresentou a Caracterização do Uso da Água no Concelho do Barreiro. Neste capítulo caracterizou a Capitação Urbana (corresponde ao consumo de água per capita e pode variar de acordo com diversos factores); a Desagregação do Consumo de Água pelos Diversos Sectores; o Consumo Doméstico; o Consumo Não Doméstico; a Evolução do número de utilizadores e dos consumos facturados no período de 2003 a 2009 e a cobertura da área territorial do Município por redes de drenagem de Águas Residuais.

Por último, Rui Teixeira apresentou as conclusões da Matriz, estre as quais: o consumo de água facturada no Concelho do Barreiro foi de cerca de 5 milhões de metros cúbicos, o que representa, aproximadamente, 1,0% do volume de água distribuído em Portugal Continental. A quase totalidade de água consumida é fornecida pela CMB, sendo captada no território concelhio.

Ainda no âmbito das conclusões, a Matriz apresenta-se como uma das bases para a definição da estratégia de intervenção e da prioridade das acções que conduzam a uma gestão mais eficiente. Assim destacam-se as áreas prioritárias de intervenção:

- Concepção de métodos de avaliação das disponibilidades hídricas subterrâneas;
- Combate às perdas;
- Gestão da procura;
- Tratamento das águas residuais, colaborando de perto com a SIMARSUL;
- Reutilização das águas residuais tratadas para usos não potáveis.

A Matriz da águaestá disponível, para consulta, na secção Documentos.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >