Pesquisa:
Observatório Documentos Obras Noticias Galeria Contactos
Comemorações do Dia Mundial da Água

Imagem Activa

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Água, assinalado no dia 22 de Março, a Câmara Municipal do Barreiro tem promovido iniciativas que visam informar os munícipes sobre os trabalhos desenvolvidos no Concelho com vista  à remodelação da rede de águas e saneamento e os projectos em curso nestas áreas.

No dia 19 de Março, foi inaugurada, no Fórum Barreiro, a exposição "Por uma Água Única" que apresenta algumas obras em curso ou concluídas nas redes de águas e saneamento do Barreiro, a qualidade da água para consumo humano no Concelho, os trabalhos de contrução da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Barreiro/Moita, entre outros temas. Esta mostra estará patente até 29 de Março. Durante o Mesmo período, também no Fórum Barreiro, está a ser projectado, dentro da Black Box, o filme "H2O Água à Venda", sobre diferentes sistemas de gestão da água para consumo humano, nomeadamente os privatizados e as consequências para o consumidor final.

Visita à ETAR

Eleitos da Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e CMB e comunicação social visitaram, no dia 20 de Março, a ETAR em construção nos terrenos da Baía do Tejo (Quimiparque). Com conclusão prevista em 2010, esta é a maior obra da Simarsul - Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, S. A., empresa constituída pelo Estado (51%) e por oito municípios da Península de Setúbal (49%).

Segundo explicou o Presidente da Comissão Executiva da Simarsul, Carlos Mineiro Aires, a obra de construção da ETAR ascende a cerca de 17 milhões de euros, sendo a maior obra da empresa. Por outro lado, estão a ser construídos e remodelados, no Concelho, os emisários de águas residuais (ao longo de 7 km) e sete Estações Elevatórias, o que implica um investimento de cerca de 7,4 milhões de euros.

De salientar que as referidas empreitadas foram objecto de candidatura ao "Programa Operacional Temático de Valorização do Território", no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para co-financiamento ao Fundo de Coesão da União Europeia. Desde 2005 que o Município do Barreiro comparticipa financeiramente e colabora na execução destas obras.

Carlos Mineiro Aires considera que, após a conclusão da obra e o consequente tratamento das águas residuais, "o Barreiro irá ter condições para aumentar a sua competitividade e, com a nova ponte para Lisboa, será uma zona de excelência".

O Presidente da CMB afirmou, na visita, que a ETAR é "de facto, uma obra fundamental e estruturante para o desenvolvimento que pretendemos para o Concelho do Barreiro". A par deste investimento, Carlos Humberto de Carvalho lembrou os projectos em curso no Concelho, nomeadamente o Plano de Urbanização da Quimiparque.

Por outro lado, o Autarca referiu que a água para consumo humano no Concelho tem uma qualidade de 99,71%, tendo a autarquia investido nesta área e no saneamento, nos últimos dois a três anos, cerca de quatro milhões de euros.

José Sardinha, responsável pela área de Engenharia e Operação da Simarsul, explicou o funcionamento técnico da ETAR, as suas componentes e valências, salientando que, no Verão, está previsto o início dos ensaios.

Segundo explicou a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Saneamento, a partir do momento em que se iniciem as medições de efluentes na ETAR, terá de ser calculada uma tarifa suportada pelo consumidor, devendo ser encontradas soluções para reduzir ao mínimo os custos.

O Presidente da CMB e a Vereadora explicaram, igualmente, o investimento que tem sido feito pela Autarquia na separação de esgotos pluviais e domésticos, de modo a que os efluentes que cheguem à ETAR sejam cada vez menos provenientes da chuva.

Debate sobre a ETAR

No dia 21 de março, a CMB promoveu no Fórum Barreiro um debate sobre a ETAR, de modo a explicar à população o que foi referido na visita. Este debate contou com a participação do Presidente da CMB, Vereadora Sofia Martins, Director de Engenharia da Simarsul, José Fialho, Presidente do Conselho de Administração da empresa, Arnaldo Pêgo, e da Técnica da CMB responsável pela área, Rita Isidro.

Na iniciativa, Sofia Martins, salientou que a construção da ETAR "é um passo de gigante. Desde 1978, a população sonha com este equipamento que contribuirá para a descontaminação dos rios. Esta obra traduz-se num benefício muito grande para o Concelho".

Por seu lado, Carlos Humberto de Carvalho lembrou que, a par da recuperação das zonas ribeirinhas, nomeadamente na segunda fase do POLIS, cuja obra já teve início, na requalificação efectuada pela Administração do Porto de Lisboa na Avenida da Praia, e no âmbito da Candidatura REPARA, para requalificação de Alburrica, Rua Miguel Pais, Mexilhoeiro, entre outras zonas. O objectivo é que os rios Tejo e Coina possam ser usufruídos pela população do ponto de vista lúdico, desportivo e até económico.

O Presidente salientou ainda, no debate, a importância da água pública como bem único e universal, devendo ser tratada, bem gerida e poupada por todos. "A água é um bem cada vez mais escasso e por isso é necessário o contributo de cada um para que as gerações vindouras tenham condições de habitabilidade", referiu o Autarca.

Arnaldo Pêgo, salientou que esta consciencialização ambiental deve incidir nomeadamente nas escolas, considerando também que este género de debates podem contribuir em grande parte para informar os munícipes.

Melhoria Ambiental

A Etar Barreiro/Moita foi dimensionada para 150.000 habitantes equivalentes embora, no futuro,  possa dar resposta até um máximo de 290.000 habitantes equivalentes, o que corresponde a um caudal diário de cerca de 65.000 m3. Vai servir cerca de 90% da população do Barreiro e 92% da população da Moita e vai dispor do seguintes sistema de tratamento:

> Tratamento Preliminar (gradagem, tamisagem, remoção de areias, óleos e gorduras);

> Tratamento Primário (decantação primária);

> Tratamento Secundário (reactores biológicos de biomassa dispersa e decantação secundária);

> Tratamento físico-quimico acelerado (para o caudal em excesso que ocorre durante os períodos de chuva, que é previamente objecto de tratamento preliminar e de tratamento primário e derivado da linha principal de tratamento);

> Tratamento Terciário (incluindo desinfecção por ultra-violetas).

A sequência de tratamento da fase sólida (lamas) possibilitará o funcionamento da unidade de cogeração para produção de energia eléctrica a partir do biogás. A ETAR contempla ainda um sistema de desodorização do ar e tratamento de odores e será dotada de uma linha para produção de água para reutilização em fins compatíveis, nomeadamente dentro da própria ETAR ou, eventualmente, no futuro, para rega de espaços verdes ou limpeza de ruas no Concelho.

Aquando da entrada em funcionamento da ETAR, o tratamento das águas residuais, que até agora têm sido encaminhadas para os rios, é um importante contributo para a melhoria ambiental no Concelho do Barreiro, permitindo à população, num futuro mais próximo, o usufruto do Tejo e do Coina e possibilitando um maior desenvolvimento de actividades náuticas, como o remo e a vela. Recorde-se que, desde há vários anos, a análise da qualidade das águas estuarianas do Concelho, nomeadamente nas praias de Palhais, Clube Naval, Barra-a-Barra e Copacabana, revela que a mesma é imprópria para banhos, por constituir um risco para a saúde pública.

 
 
 
  
    

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >